COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Necessidades e motivação em relação a produtos e serviços

Autores

  • Gabriel Alves Mendes Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)
  • Leandro Gabriel Martins de Almeida Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)
  • Cláudia Aparecida Machado Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)
  • Gevair Campos Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)
  • Lidiane Campos dos Santos Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v10i3.353

Palavras-chave:

Comportamento. Concorrência. Consumidor.

Resumo

O estudo aborda o comportamento do consumidor e sua influência nas decisões de compra. A concorrência é vital para incentivar a inovação e melhorar a qualidade dos produtos e serviços. A compra propriamente dita envolve várias etapas que o consumidor passa antes, durante e após a aquisição do produto ou serviço. Nesse contexto, esta pesquisa buscou responder a seguinte problemática: Como identificar e atender as necessidades ocultas dos consumidores? Para responder esta questão, foi-se estabelecido como objetivo geral: maximizar a eficácia das estratégias de inovação, aumentando a competitividade e o sucesso da empresa a longo prazo. A pesquisa foi de natureza aplicada exploratória sendo realizada por meio de um questionário estruturado, qualitativo para pessoas aleatoriamente. Os resultados fornecem conhecimentos valiosos sobre o comportamento de consumo e atitudes, enfatizando a influência pessoal, o boca a boca, a importância de uma oferta competitiva e do atendimento de qualidade, bem como a responsabilidade do consumidor na escolha de produtos adequados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Alves Mendes, Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)

Acadêmico do curso de Administração na Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)

Leandro Gabriel Martins de Almeida, Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)

Acadêmico do curso de Administração na Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)

Cláudia Aparecida Machado, Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)

Mestre em Administração pela Faculdade de Pedro Leopoldo, Graduada em Administração pela da Faculdade Newton Paiva

Gevair Campos, Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)

Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Administração pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista (INESC)

Lidiane Campos dos Santos, Faculdade de Ciências de Tecnologia de Unaí (FACTU)

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Graduada em Administração pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista (INESC)

Referências

COBRA, M. Administração de Vendas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

DANTAS, E. B. Atendimento ao Público nas Organizações: Quando o Marketing Mostra a cara. Brasília: SENAC DF, 2014.

GIGLIO, E. M. O Comportamento do Consumidor. 3º ed. São Paulo. Editora Thomson, 2005.

GORDON, I. Marketing de relacionamento. Tradução: Mauro Pinheiro. 3ª ed. São Paulo: Futura, 2000.

KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson. 2017

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2019.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2016.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2018.

KOTLER, P.; Marketing 5.0. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios e casos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

SALOMON, M. R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 9º ed. Porto Alegre, Editora Bookman, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Mendes, G. A., Almeida, L. G. M. de, Machado, C. A., Campos, G., & Santos, L. C. dos. (2024). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Necessidades e motivação em relação a produtos e serviços. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 10(3), 03–16. https://doi.org/10.51923/repae.v10i3.353

Edição

Seção

Artigos