Compreendendo a Sustentabilidade e o Comportamento do Consumidor na Indústria Têxtil
Um Estudo sobre a Relação entre Perfis Socioeconômicos e a Adoção de Produtos Sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v10i1.355Palabras clave:
Cadeias de Suprimento Sustentável, Survey, Sustentabilidade, Indústria TêxtilResumen
Com história quase tão extensa quanto a própria existência humana, estudar o vestuário e seus diversos aspectos é compreender o comportamento de toda uma civilização. Na atualidade a difusão do uso de roupas por todo o mundo e a propensão no consumo de bens têxteis impulsionada pelo mercado da moda causa uma grande defasagem de peças antigas com consequente e, por vezes inapropriado, descarte em massa das peças adquiridas. Os aspectos metodológicos desta pesquisa compreenderam uma survey que adaptou direcionadores teóricos de ações de sustentabilidade em cadeias têxteis para o contexto dos consumidores destes produtos. Dentre os principais resultados, pôde-se verificar a relação entre diversos perfis econômicos e graus de instrução formal de consumidores e suas tendências a aderir produtos sustentáveis. Esta pesquisa contribui com organizações que atuam no ramo têxtil ao relacionar o perfil econômico e grau de instrução de consumidores com a efetividade das práticas de sustentabilidade em suas cadeias de suprimento. Tal relacionamento pode levar as organizações a focarem esforços em práticas sustentáveis para o perfil de consumidores que se mostraram receptivos à estas ações. A característica dos resultados demonstrou a relação entre os perfis econômicos e o grau de instrução com a receptividade à aquisição de produtos têxtis de empresas sustentáveis. Foi possível concluir que o grau de instrução formal possui relação direta com a receptividade à aquisição de produtos têxteis sustentáveis enquanto ao perfil econômico guia a estratégia de compra (independente do nível de receptividade).
Descargas
Citas
Azam, T., Wang, S., Mohsin, M., Nazam, M., Hashim, M., Baig, S. A., & Zia-Ur-Rehman, M. (2021). Does stakeholder pressure matters in adopting sustainable supply chain initiatives? Insights from agro-based processing industry. Sustainability (Switzerland), 13(13). https://doi.org/10.3390/su13137278 DOI: https://doi.org/10.3390/su13137278
Babbie, E. (1999). Pesquisa de survey como método das ciências sociais. In N. Aguiar (Ed.), Survey Research Method, Second Edition (p. 519p). Editora UFMG.
Bouzon, M., & Govindan, K. (2015). Reverse Logistics as a Sustainable Supply Chain Practice for the Fashion Industry: An Analysis of Drivers and the Brazilian Case. In T.-M. Choi & Edwin Cheng (Eds.), Sustainable Fashion Supply Chain Management: From Sourcing to Retailing (pp. 85–104). Springer International Publishing Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-319-12703-3 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-12703-3_5
Duarte, A. W. B. D. (2010). Survey. In D. A. Oliveira, A. M. C. Duarte, & L. M. F. Vieira (Eds.), Dicionário: Trabalho, profissão e condição docente. UFMG/Faculdade de Educação.
Ellen MacArthur Foundation. (2021). The Nature Imperative: How the circular economy tackles biodiversity loss. 1–93. https://ellenmacarthurfoundation.org/topics/biodiversity/overview
Freitas, H., Oliveira, M., Saccol, A., & Moscarola, J. (2000). O Método de pesquisa Survey. In Revista de Administração (Vol. 35, Issue 3, pp. 105–112).
Krajnc, D., & Glavič, P. (2005). A model for integrated assessment of sustainable development. Resources, Conservation and Recycling, 43(2), 189–208. https://doi.org/10.1016/j.resconrec.2004.06.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.resconrec.2004.06.002
Leite, P. R. (2009). Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade (2nd ed.). Pearson Prentice Hall.
Oliveira, A. (2013). A história do vestuário - os costumes de cada época. https://www.cpt.com.br/cursos-confeccaoderoupas/artigos/a-historia-do-vestuario-os-costumes-de-cada-epoca
Schriver, W. (2001). Green Paper - Promoting a European framework (Issue 22).
Simões, S., Pereira, M. A. M. (2007). A arte e a ciência de fazer perguntas: aspectos cognitivos da metodologia de survey e a construção do questionário.
Wang, C., Pham, T. T., & Nhieu, N. (2021). Multi-Layer Fuzzy Sustainable Decision Approach for Outsourcing Manufacturer Selection in Apparel and Textile Supply Chain. DOI: https://doi.org/10.3390/axioms10040262
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Paulo Eduardo Pissardini, Ligya Marina do Nascimento, Mariana Pegoritti Martinez, Kamilly Filho, Natália de Sousa Arruda (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.