A CONTABILIDADE PÚBLICA COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL

Autores/as

  • CHIARA FERNANDA GOMES SANTANA UNINTA CENTRO UNIVERSITÁRIO EAD

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v6i1.208

Palabras clave:

Controle social. Contabilidade pública. Responsabilidade fiscal. Transparência.

Resumen

O presente estudo pretende identificar as características da informação contábil, analisar as formas de controle social e verificar se as ferramentas utilizadas contribuem para um controle eficaz. Nesse sentido, as normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público, refletem o ciclo da administração pública, evidenciando informações necessárias à gestão, à prestação de contas e à instrumentalização da participação social. Para isso, torna-se necessário que as instituições estejam preparadas para receber, tratar e aproveitar eficientemente as manifestações da sociedade. Assim, o acesso a informação, torna-se um importante instrumento para que ocorra a efetivação do controle social. Desse modo, entender como a contabilidade pública exerce o controle social, torna-se relevante visto sua capacidade de gerar informações confiáveis e compreensíveis para a correta prestação de contas e o efetivo controle social por parte dos cidadãos. Realizou-se uma revisão bibliográfica de modo a construir o arcabouço teórico, conceitual e legal para a abordagem do problema. Por fim, o estudo revelou que a contabilidade deve possuir uma linguagem mais acessível à população, para que os cidadãos em geral possam compreender as informações e assim ocorrer de fato a efetivação do controle social. Verificou-se ainda que apesar dos vários instrumentos de controle social disponíveis, boa parte das pessoas não apresenta muito interesse.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

CHIARA FERNANDA GOMES SANTANA, UNINTA CENTRO UNIVERSITÁRIO EAD

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Pós-graduada em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário - UNINTER. Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior pela Faculdade da Região Serrana - FARESE. Atualmente exerce a função de assistente contábil em escritório prestador de serviços a prefeituras e câmaras municipais. Leciona no curso de administração em faculdade a distância. Presta serviços de assessoria e consultoria contábil para micro e pequenas empresas. Possui experiência na área administrativa, contábil, fiscal e trabalhista.   

Publicado

2021-04-19

Cómo citar

SANTANA, C. F. G. (2021). A CONTABILIDADE PÚBLICA COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 6(1), 52–63. https://doi.org/10.51923/repae.v6i1.208

Número

Sección

Artigos