A POLÍTICA DE CRÉDITO COMO FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v6i1.189Palabras clave:
1. Política de Crédito, 2. Inadimplência, 3. CobrançaResumen
O presente artigo tem como objetivo estruturar uma política de crédito para que a mesma possa ser utilizada numa empresa para minimizar suas perdas com recebíveis. Para o cedente de crédito a principal preocupação está em não receber o valor cedido a um devedor. Para reduzir o risco do inadimplemento uma política de crédito bem estruturada pode ser uma importante ferramenta para a diminuição das perdas com incobráveis. Dessa maneira, o trabalho, estruturado a partir da introdução, do referencial teórico e da conclusão, demostra que uma política de crédito eficiente deve ser formatada e padronizada pela empresa com enfoque na análise de crédito, na cobrança, em caso de atraso do pagamento, por fim, na renegociação da dívida com os clientes inadimplentes. Como metodologia constou de uma revisão da literatura, a qual abordou temas relativos a: liberação de crédito; cobrança, inadimplência e renegociação. A partir dessa revisão foi possível verificar e discutir os principais indicadores que orientam sobre a eficácia de uma política de crédito adotada pela empresa. Sendo o problema da pesquisa levantando a seguinte questão: qual a importância de se estruturar uma boa política de crédito? Neste sentido, a hipótese levantada é que uma política de crédito bem estruturada pode reduzir a inadimplência e padronizar a liberação de crédito e a cobrança de uma empresa. No entanto, caso a empresa não tenha uma política de crédito estruturada, isso pode aumento da inadimplência e, consequentemente, pode afetar a saúde financeira da empresa.
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