INFLUÊNCIAS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS TRAJETÓRIAS ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE ALUNOS DE CONTABILIDADE

Autores

  • Andreza Paterno da Silva Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão
  • Marcelo Marchine Ferreira Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v4i2.122

Palavras-chave:

Pesquisa, Iniciação Científica, Ciências Contábeis, Contabilidade.

Resumo

O presente artigo teve por objetivo compreender as influências exercidas pela Iniciação Científica nas trajetórias acadêmica e profissional de alunos do curso de Ciências Contábeis do campus de Campo Mourão da UNESPAR. Metodologicamente teve abordagem qualitativa e característica descritiva. A Iniciação Científica e sua influência nas trajetórias dos alunos do curso de Ciências Contábeis foi o objeto de estudo. Os sujeitos investigados foram 23, que corresponde ao total dos alunos da graduação que realizaram IC entre os anos de 2008 e 2017. A coleta dos dados se deu documentalmente e por meio de questionários. Os dados foram analisados à medida que foram sendo coletados tomando como referência a abordagem teórico-metodológica da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que a IC traz contribuições consideradas úteis tanto na vida acadêmica quanto na profissional, como o contato com orientadores, participação em eventos científicos, ampliação da capacidade de leitura, construção e interpretação de textos, formação abrangente e direcionamento na escolha profissional. Também, ficou evidenciado que a decisão de participar da IC refere-se à pré-disposição em realizar pesquisa e ao interesse em continuar a aperfeiçoar e ampliar seus conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Paterno da Silva, A., & Marchine Ferreira, M. (2019). INFLUÊNCIAS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS TRAJETÓRIAS ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE ALUNOS DE CONTABILIDADE. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 4(2), 252–278. https://doi.org/10.51923/repae.v4i2.122

Edição

Seção

Artigos