A INFLUÊNCIA DOS ESTÁGIOS ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Rafael Victor Alves Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Carla Janaina Ferreira Nobre Universidade Federal da Paraíba
  • Ronaldo José Rêgo de Araújo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v3i2.112

Palavras-chave:

Estágio. Formação Acadêmica. Ciências Contábeis.

Resumo

O estágio é uma das atividades que permite aos estudantes a possibilidade de desenvolverem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, ainda durante a sua graduação. Porém, é necessário que esta ferramenta esteja sendo utilizada de forma adequada, ou seja, os estudantes devem realizar atividades que estejam de acordo com suas capacidades, áreas de conhecimento e sempre supervisionadas. Este estudo tem por objetivo identificar como o estágio influencia o discente em sua formação no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba. O estudo é descritivo, e foi feita uma abordagem qualitativa dos dados obtidos através de questionários, aplicados na própria instituição de ensino. De forma geral, foi constatado que os estagiários têm ciência da importância do estágio, principalmente na busca pelo conhecimento prático, que em alguns casos a universidade não é capaz de suprir. Um fator importante também é a questão da possibilidade de primeiro emprego, levando em consideração que muitos dos alunos iniciam o estágio como uma forma de iniciação no mercado de trabalho. Tal fato pode ser justificado pelo interesse por parte das empresas de recrutarem estagiários, como forma de prospecção de futuros contratados.

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Publicado

2018-01-11

Como Citar

Cavalcante, R. V. A., Nobre, C. J. F., & de Araújo, R. J. R. (2018). A INFLUÊNCIA DOS ESTÁGIOS ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 3(2), 385–407. https://doi.org/10.51923/repae.v3i2.112

Edição

Seção

Artigos