EVASÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v4i1.125Abstract
O investimento em educação pública superior é um recurso custoso a população que com sacrifício busca manter um sistema questionável pelos benefícios que retornam a esta, em especial a camada mais pobre da população que enfrenta uma acirrada concorrência para seu acesso. Neste contexto, a evasão consiste em um indicador importante e que deve ser considerado no esforço de adequação do sistema. O artigo analisou os motivos da evasão no curso de Administração, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de entrevistas estruturadas com os ex-alunos do curso de administração da instituição de ensino UENP, turma 2014. De um universo de 31 alunos evadidos, obteve-se uma amostra de 20 entrevistados (64,52%). Entre os resultados obtidos destaca-se como maiores fatores de desistência: o motivo vocacional, decorrente da falta de identificação com o curso, seguido do acadêmico, provocado pela dificuldade de compreensão, e subjetivos, em decorrência da mudança de cidades e ter que parar os estudos para exercer atividade remunerada. Ainda, foi observado que a maior parte dos desistentes não teve o cuidado de buscar informações sobre o curso para tomar sua decisão.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.