Aplicação de experiências (presencial ou utilizando TICs) no ensino de graduação em administração
DOI:
https://doi.org/10.51923/repae.v2i1.53Resumen
RESUMO
Este artigo registra o resultado de experiências vivenciadas pelo autor. Apresenta o resultado de suas pesquisas teóricas e a transformação delas em práticas de sala de aula e online, acrescenta ainda, via exemplos de aplicações, as vantagens e limitações encontradas sempre acompanhadas de visão crítica acoplada a conceitos e contextos utilizados no dia a dia. Após uma breve introdução carregada de explicações sobre as motivações para as vivências, o artigo está dividido em itens denominados: 1- Uma prática viável; 2- Corpus; 3- E as TICs?; para concluir com considerações finais e as referências utilizadas. A composição de cada item do artigo disponibiliza posicionamento obtido nas experiências destacando a necessidade de um grande esforço por parte de um professor para que a aprendizagem seja de fato relevante e para tanto, desenvolvem-se caminhos para responder a uma questão fundamental, isto é: Como ministrar uma boa aula? Destacam-se pontos que são as preocupações mais fortes que levam à possibilidade positiva de aprendizagem por parte dos estudantes como a preocupação com a motivação dos estudantes (escolha dos materiais e organização dos exercícios) e as metodologias. Finalmente enfatiza-se a apropriação da tecnologia, a tecnologia na educação e a cocriação de estratégias. O autor deixa claro que tudo está focado em cursos de administração, especialmente na graduação, mas com a pretensão que as experiências possam servir de base para o ensino-aprendizagem de maneira geral.
PALAVRAS-CHAVE:
Aplicações no ensino da administração; Aprendizagem; Educação; Experiências presenciais; Experiências com TICs.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - No comercial - Sin derivaciones 4.0 Internacional
1.O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2.O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3.A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4.É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
1.1 Copyright Statement
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1. The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2. The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.