Aplicação de experiências (presencial ou utilizando TICs) no ensino de graduação em administração

Authors

  • Antonio Vico Mañas PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v2i1.53

Abstract

RESUMO

 

Este artigo registra o resultado de experiências vivenciadas pelo autor. Apresenta o resultado de suas pesquisas teóricas e a transformação delas em práticas de sala de aula e online, acrescenta ainda, via exemplos de aplicações, as vantagens e limitações encontradas sempre acompanhadas de visão crítica acoplada a conceitos e contextos utilizados no dia a dia. Após uma breve introdução carregada de explicações sobre as motivações para as vivências, o artigo está dividido em itens denominados: 1- Uma prática viável; 2- Corpus; 3- E as TICs?; para concluir com considerações finais e as referências utilizadas. A composição de cada item do artigo disponibiliza posicionamento obtido nas experiências destacando a necessidade de um grande esforço por parte de um professor para que a aprendizagem seja de fato relevante e para tanto, desenvolvem-se caminhos para responder a uma questão fundamental, isto é: Como ministrar uma boa aula? Destacam-se pontos que são as preocupações mais fortes que levam à possibilidade positiva de aprendizagem por parte dos estudantes como a preocupação com a motivação dos estudantes (escolha dos materiais e organização dos exercícios) e as metodologias. Finalmente enfatiza-se a apropriação da tecnologia, a tecnologia na educação e a cocriação de estratégias. O autor deixa claro que tudo está focado em cursos de administração, especialmente na graduação, mas com a pretensão que as experiências possam servir de base para o ensino-aprendizagem de maneira geral.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: 

Aplicações no ensino da administração; Aprendizagem; Educação; Experiências presenciais; Experiências com TICs.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antonio Vico Mañas, PUCSP

FEAPUCSP - Depto. Adm.

Published

2016-12-23

How to Cite

Mañas, A. V. (2016). Aplicação de experiências (presencial ou utilizando TICs) no ensino de graduação em administração. Journal of Teaching and Research in Administration and Engineering, 2(1), 2–42. https://doi.org/10.51923/repae.v2i1.53

Issue

Section

Artigos