Sobre la revista
Foco e Escopo
Missão
Divulgar e difundir a produção intelectual e acadêmica nas áreas de ensino e pesquisa em administração e engenharias e possibilitar que diferentes profissionais conheçam o trabalho de pesquisadores nacionais e internacionais.
Objetivos
A revista de ensino e pesquisa em administração e engenharia - REPAE, tem como objetivo promover e disseminar os estudos nas áreas de ensino e pesquisa, tanto da administração como da engenharia.
Público Alvo
A revista REPAE está voltada a um público amplo de pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e outros profissionais, nas áreas da administração e das engenharias, de forma multidisciplinar.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos submetidos à revista REPAE serão encaminhados para dois avaliadores (double blind review), garantindo sigilo e anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos pareceristas. Os julgadores irão analisar a originalidade do assunto, a contribuição para a área, o tratamento apresentado, a clareza da redação e a normalização das citações e referências bibliográficas. Caso um dos pareceres seja positivo (com ou sem modificações) e outro seja negativo, a Revista recorrerá a um terceiro avaliador para solucionar o impasse. Somente serão publicados os artigos aprovados por pelo menos dois pareceristas.
Periodicidade
A REPAE, é uma publicação eletrônica internacional quadrimestral e bilíngue. (a partir de 2021)
Publicação do número 1: Abril, Publicação do Número 2: Agosto. Publicação do Número 3: Dezembro de cada ano.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política de Governança
A REPAE adotou o seguinte sistema de governança:
Conselho Editorial
O Conselho Editorial é constituído por representantes acadêmicos, doutores, de diferentes instituições de ensino e pesquisa e de organizações. O Conselho Editorial manifesta-se, ainda, em assuntos relevantes como a consistência da política editorial e das publicações, sua qualidade e também sobre as questões éticas pertinentes à gestão editorial. Os membros, portanto, tem a função de analisar o desempenho, acompanhar resultados e propor melhoria contínua na Política Editorial, além de divulgar a revista e se posicionar como árbitro em questões estratégicas do envolvimento da mesma no meio acadêmico e profissional.
São atribuições do Conselho Editorial:
Definir e manter a política editoria da Revista Científica Eletrônica e fixar os critérios para sua execução;
Estabelecer e manter atualizadas as normas para a publicação dos textos da Revista Científica Eletrônica sob sua editoração;
Propor edições temáticas a serem publicadas;
Acompanhar o processo de edição de cada número da Revista Científica Eletrônica sob sua editoração;
Comprometer-se com a periodicidade das publicações;
Propor mudanças, que permitam a melhoria e evolução no conceito “Qualis” da revista sob sua editoração ou neste Regulamento;
Identificar e encaminhar casos omissos para o bom andamento da revista;
Definir modelo de parecer que será utilizado para avaliação, pelos Avaliadores;
Definir pareceristas para a primeira instancia de avaliação;
Indicar pareceristas da Instituição e/ou ad hoc para a avaliação das produções recebidas;
Captar artigos científicos;
Deliberar sobre a oportunidade de encomendar artigos a autores nacionais e /ou estrangeiros;
Operar o sistema Eletrônico de Editoração (OJS) no que se refere à inclusão e manutenção dos conteúdos;
Comunicar ao proponente sobre a decisão do Conselho Científico Consultivo;
Manter intercâmbio com outras IES, órgãos editoriais e instituições de pesquisa, no país e no exterior, visando ampliar a divulgação e disseminação da Revista Científica Eletrônica sob sua responsabilidade;
Gerir, quando for o caso, ou buscar fomentos, mediante projeto, apoios financeiros;
Indicar o Editor da Revista.
Conselho Científico
Trata-se de um colegiado composto por representantes dos grupos de pesquisa que respaldam diretamente o desenvolvimento da revista. Sua atuação é feita de forma colegiada, com decisões coletivas e democráticas. A principal missão do grupo é procurar assegurar a credibilidade dos procedimentos editoriais adotados e assumir a responsabilidade acadêmica e científica da revista.
O Conselho indica o editor científico que passa a ser seu membro natural. As suas atribuições são de caráter científico com o intuito de assegurar que a missão da Revista seja cumprida. Este comitê deve estar permanentemente ativo no cumprimento das definições gerais da política editorial da revista e também dos procedimentos editoriais previstos, particularmente no que se refere à garantia de consistência e qualidade das publicações. Edições especiais e outras contribuições científicas são discutidas e definidas por esta instância. É sua atribuição discutir e desenvolver regulamentos próprios para assuntos variados como: normas e formatação de artigos; critérios de avaliação e aceite de textos para publicação; aceite de novos grupos de pesquisa para participar do comitê; aprovação do orçamento; credenciamento de revisores e pareceristas; definição de política de circulação e assinaturas, entre outras matérias.
Editor Científico
Responsável pelo estabelecimento da política editorial, pela gestão editorial e pela supervisão da Secretaria Editorial, que opera todo o fluxo de trabalho, com auxílio do e sistemas Open Journal System – OJS, o Editor tem atuação específica na seleção prévia de artigos encaminhados para a revista e na distribuição dos artigos entre os pareceristas que irão avaliá-los. Se os artigos possuírem a qualidade esperada, conforme a decisão dos avaliadores, eles são publicados.
Parecerista de artigos
O trabalho de parecerista é dos mais críticos na construção de uma revista de boa qualidade. Um bom parecerista ajuda a construir a qualidade da revista e de sua própria função. O foco da avaliação para da revista REPAE é o de aceitar (ou não) o trabalho para publicação e em caso positivo ou negativo contribuir para o aperfeiçoamento do texto em termos científicos e de apresentação. O parecerista deve ter sempre uma postura de aceitar uma tarefa para a qual se sinta confortável em termos temáticos, teóricos e de metodologia. Sendo o processo duplamente cego, este tende a ser a principal característica de todo o processo.
Periodicidade da Revista
A REPAE, é uma publicação eletrônica internacional quadrimestral e bilíngue. (a partir de 2021)
Publicação do número 1: Abril, Publicação do Número 2: Agosto. Publicação do Número 3: Dezembro de cada ano. Outras publicações são consideradas extraordinárias.
Histórico da Revista
A revista REPAE teve sua concepção iniciada em março de 2014. O maior objetivo dessa revista é o de gerar produção intelectual e acadêmica nas áreas de ensino e pesquisa em administração e engenharia que possam contribuir para o Desenvolvimento e a Sustentabilidade das áreas das ciências sociais, ciências da computação, educação, saúde e, das engenharias.
A revista está ligada aos Grupos de Pesquisa/Instituições que os Conselheiros Editoriais estão vinculados, todos eles registrados no CNPQ.
Histórico do periódico
A revista REPAE teve sua concepção iniciada em março de 2014. O maior objetivo dessa revista é o de gerar produção intelectual e acadêmica nas áreas de ensino e pesquisa em administração e engenharia que possam contribuir para o Desenvolvimento e a Sustentabilidade das áreas das ciências sociais, ciências da computação, educação, saúde e, das engenharias.
Assim, a revista de ensino e pesquisa em administração e engenharia - REPAE, tem como objetivo promover e disseminar os estudos nas áreas de ensino e pesquisa, em administração e engenharia.
A revista está ligada aos Grupos de Pesquisa/Instituições que os Conselheiros Editoriais estão vinculados, todos eles registrados no CNPQ.