A RELEVÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES ATUANTES NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2011 A 2013

Autores

  • César Licório FATEC-RO
  • Queiza Dias Guimarães FATEC-RO
  • Luciane Maria Argenta Mattes Paula FATEC-RO

DOI:

https://doi.org/10.51923/repae.v2i2.36

Resumo

Este artigo trata da relevância da capacitação de pessoas na gestão pública, com base nos pressupostos da Administração Gerencial ou também chamada de Nova Administração Pública, onde as pessoas capacitadas têm grande importância para que os procedimentos realizados sejam finalizados com êxito. Essa capacitação deve ser motivada, principalmente, pelo órgão, empresa ou instituição, entretanto deve existir uma motivação intrínseca para que todo o processo de desenvolvimento tenha cem por cento de aproveitamento e seu uso posterior, não corresponda apenas profissionalmente, mas em todos os campos da vida, pois assim, teremos profissionais melhores, pessoas melhores e preocupadas com o próximo, sendo isso, um grande desafio para o setor público. Dentro desse contexto, o presente artigo tem como objetivo verificar a relevância do processo de capacitação realizada nos servidores públicos do Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia, de modo a verificar se essa capacitação resulta na melhoria de qualidade dos serviços executados. A metodologia utilizada na pesquisa parte do método dedutivo, analisando os aspectos da capacitação de uma forma geral, para analisar sua importância dentro do novo modelo de Administração Pública. Quanto ao objetivo a pesquisa se classifica como descritiva, tendo como abordagem da pesquisa caracterizada qualiquantitativa, com dois questionários, sendo um aplicado aos assessores e assistentes (100%) de gabinete e outro aos Procuradores (80%) de Contas. Diante disso, e por meio da análise dos resultados foi verificado que há um alto nível de participação nas capacitações oferecidas pela Instituição em que atuam e a maioria dos entrevistados considera que a capacitação tem reflexo direto e imediato nos serviços realizados. Na visão dos gestores (Procuradores) a capacitação só tem reflexo nos serviços executados se o capacitado tiver um comportamento adequado para isso, deve haver interesse em realizar o procedimento de capacitação para que esse reflexo de qualidade seja alcançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Licório, FATEC-RO

CIENCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Licório, C., Guimarães, Q. D., & Paula, L. M. A. M. (2017). A RELEVÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES ATUANTES NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2011 A 2013. REPAE - Revista De Ensino E Pesquisa Em Administração E Engenharia, 2(2), 311–337. https://doi.org/10.51923/repae.v2i2.36

Edição

Seção

Artigos